Barragem da Bravura
A Barragem da Bravura, situa-se no distrito de Faro, concelho de Lagos. Pertence à bacia hidrográfica das ribeiras do Barlavento Algarvio, englobando parte da bacia hidrográfica da ribeira de Odiáxere, com cerca de 77 km2.
A Barragem da Bravura é uma estrutura em betão, de arco em abóbada, com uma altura de 41 metros, construída nos finais da década de 50 (ano de projeto 1955 e ano de conclusão 1958).
O coroamento da barragem desenvolve-se por uma extensão de 150 metros, com 5 metros de largura.
Características da Barragem da Bravura:
Altura acima do leito da ribeira | 37,50 m |
Altura acima do ponto mais baixo da fundação | 41,00 m |
Desenvolvimento do coroamento:
Entre encontros | 111,4 m |
Nos encontros | 38,8 m |
Órgãos de segurança – Descarga de Fundo
A descarga de fundo da albufeira da Bravura, localiza-se no bloco central da barragem é obturada por uma comporta plana deslizante, constituída por duas chapas de 25 mm de espessura, com reforços interiores de chapa de 15 a 30 mm.
O comando da comporta é feito por guincho mecânico, acionado no local e à distância a partir do Posto de Observação e Comando (POC) de cremalheira dupla, que traciona uma cadeia de 16 elementos de suspensão pelo caminho de guiamento. O esforço máximo de manobra é de 30 toneladas.
O guiamento da comporta desenvolve-se na vertical até à crista da barragem, deslizando entre dois perfis em U, paralelos, estruturados e fixados ao corpo da barragem por cantoneiras.
A galeria da descarga de fundo é protegida com uma grade metálica fixa.
Uma válvula de jato oco, permite a obturação da galeria da descarga de fundo e a elevação da comporta, sem que a descarga de fundo entre em funcionamento.
Órgãos de segurança – Descarregador de cheias
O descarregador de cheias da barragem da Bravura está localizado no bloco central da barragem, de superfície livre, sem controlo de comportas. A dissipação de energia é feita numa bacia de dissipação. A capacidade do descarregador é de 21m3/s e o escoamento médio anual é de 168 hm3.