A instalação de painéis fotovoltaicos na sede da Associação de Regantes e Beneficiários do Alvor visa, a redução da fatura da eletricidade nestas instalações, onde se localizam os escritórios, os armazéns e a oficina de serralharia. A opção pela instalação de painéis fotovoltaicos tem também como objetivo questões ambientais, com a produção de energia limpa.
Após o estudo de diversos locais para a instalação deste equipamento de produção fotovoltaica, foi decidido optar pela sede da Associação de Regantes, pela tipologia de consumo, atendendo a que o horário de maior consumo coincide com o horário de maior produção, por forma a rentabilizar o máximo possível o investimento.
O sistema de rega do Perímetro Hidroagrícola do Alvor funciona por gravidade e para já, não tem grandes necessidades energéticas. No entanto esperamos, num futuro próximo, alterar esta realidade.
Os restantes locais equacionados para a instalação deste sistema, nomeadamente a Barragem da Bravura e a Estação Elevatória, apresentam uma tipologia de consumos díspares, com picos de utilização pontuais, que não sendo dotados de um sistema de baterias, não iriam beneficiar do investimento na totalidade.
Para além da oscilação de consumos, os outros pontos de entrega serão alvo do projeto de modernização, que atendendo à sua proximidade temporal, não se justificava investir numa solução que poderia não ser compatível com a modernização do Perímetro.
Com a execução do projeto de modernização do Aproveitamento Hidroagrícola do Alvor a decorrer, as necessidades energéticas a médio/longo prazo irão aumentar de forma significativa, na pressurização da rede de rega, a qual terá de ser capacitada de um sistema de produção energética eficiente, moderno e capaz de fazer face às exigências impostas por esta nova realidade, que desconhecemos.
De referir que para este investimento a ARBA submeteu uma candidatura no âmbito do PDR2020, a qual foi aprovada pelo montante de 5.811,75€, que garante parte do mesmo.